Muito mais do que um laboratório
- Daliane Azevedo P. Guimarães

- 9 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Escola, escolhas, contatos, ideias, misturas, ensaios e estamos todos experimentando. Os resultados dos experimentos, geram novos saberes e qualquer dose a mais ou a menos de determinadas substâncias, altera o pH natural da nossa água "interna". Vida ácida, vida neutra ou vida básica? Na química da vida, há espaço para cada uma e a mistura pode ter muitas surpresas.
Todos nós (alunos do 9ºano e professoras: Nildeth, Luciana e eu, da escola Maria Regina Freitas) experienciamos no laboratório de química do IF baiano muito mais do que a mistura de substâncias e reações causadas a partir disto. Havia neste "intervalo" de tempo: curiosidade pelo novo, possibilidade de estudo e/ou a nítida grandeza de estar entre a ponte do querer e do saber.
Jovens aprendizes que são para além do ambiente escolar, mais capazes que muito adulto, dito pronto, evoluído, potente e cheio de receitas para a vida alheia. Só pela liberdade de ser quem são, assumir por vezes, papéis - sem escolhas e para além dos muros da escola, lutarem para permanecer vivos, diante de uma vida que não nos permite descanso. Cada um sabe de si.
Mudamos o espaço, sem quadro, sem pincel, sem cadeiras, mas houve uma alegria que em poucas aulas presenciamos. E de nada adiantaria, se a vontade de fazer diferente não existisse. No coletivo se pode mais, mas tudo começa de uma ideia, da conversa, do preparo e principalmente dos bastidores.
A instrutora que nos acompanhou no primeiro momento, cita aos jovens alunos, a importância de manter as quantidades corretas dos elementos, a limpeza da vidraria, os trajes de segurança e a escuta necessária de quem te aponta as instruções. E, que mesmo diante de todo preparo, a conclusão pode ser inesperada. Se permitir errar e ainda assim, tentar de novo, é a graça de toda e qualquer possibilidade na vida.
Que tenhamos muitos laboratórios, estudos, riscos, escolhas, e ambientes que nos tragam lições e bençãos. E que as minúcias que tentam nos impedir de seguir, tenham exatamente o tamanho ideal de algo que desestabiliza, mas não tira a essência, faz parte, mas não compromete o todo, balança, mas não alcança o que é de mais precioso.
Existir é ser vulnerável! Que sejamos laboratórios de nós mesmos na experiência da vida!




Comentários