top of page

O MISTÉRIO DA ARTE

  • Foto do escritor: Daliane Azevedo P. Guimarães
    Daliane Azevedo P. Guimarães
  • 28 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de jan. de 2024



ree

FÉRIAS PRA QUE TE QUERO? PRIMEIRO PARA RESPIRAR NO COMPASSO DOS MEUS DESEJOS, DA ESCOLHA DA MEDIDA DO MEU DIA - SEM O CURSO DO COMPROMISSO, DA TAREFA, DO CUMPRIMENTO DAQUILO QUE INTERNAMENTE ACREDITO SER O MEU DEVER... SEGUNDO, E NÃO MENOS IMPORTANTE, PARA CONSUMIR FILMES, LIVROS, ENREDOS QUE PREENCHAM UMA PARTE - QUE POUCAS MISTURAS HUMANAS CONSEGUEM FAZER.


HOJE VI UMA PERGUNTA TOCANTE (NUMA REDE SOCIAL), DESTAS DE FIM DE ANO, FECHAMENTO DE CICLO, RENOVAÇÃO OU QUALQUER OUTRO NOME QUE QUEIRAM FAZER VALER. ELA DIZIA: QUAL O MOMENTO MAIS SENSÍVEL DO SEU 2023?


TALVEZ PUDÉSSEMOS RESPONDER COM ALGO MUITO MAIS COLETIVO QUE INDIVIDUAL, SE PENSARMOS QUE AS RESPOSTAS PODEM SER LIDAS POR TANTOS, MAS NÃO 'DEVERIA' CABER, EM NENHUMA DELAS, ‘JUÍZO DE VALOR’. AINDA QUE O COLETIVO LHE AFETE, A MANEIRA COMO CADA COISA CHEGA EM VOCÊ, É MUITO PARTICULAR.


SEM MAIS DELONGAS, O FATO É QUE PRA MIM, PONTOS SENSÍVEIS SÃO TÃO MEUS QUE NÃO IMPORTA A DIVULGAÇÃO OU O ALCANCE DA MINHA RESPOSTA; ELA BATERÁ DIFERENTE EM CADA UM, PONTO!


SOMOS SERES IRREPETÍVEIS, CRIADORES DE EXPECTATIVAS SIM! PORÉM, ATÉ NOSSO POTENCIAL DE ESPERA OU DE CUIDADO, MUDA COM O PASSAR DO TEMPO, COM O PASSAR "DAS PESSOAS" POR NÓS, E PRINCIPALMENTE COM A ABERTURA EVOLUTIVA QUE CONQUISTAMOS.


UM ASPECTO INTERNO E SENSÍVEL QUE GOSTARIA DE PONTUAR, É A VONTADE DE QUE 2023 ACABE EM PAZ. AQUI, APESAR DO DESTAQUE TÃO PESSOAL, COMUNGO COM TANTOS OUTROS O COMPASSO DO TÉRMINO, O ANSEIO POR UM TEMPO LIVRE DE PERGUNTAS CABAIS, MANIFESTOS DE DIREITOS E CORREÇÕES. CORREÇÃO DE CAMINHO, PRECISÃO DO OLHAR E DESPERTADOR.


E POR ASSIM SER, ESCOLHO COMEÇAR POR ASSISTIR PRODUÇÕES BRASILEIRAS E ME DELEITO.

O FILME: “MEU NOME É GAL” TRAZ UM FRESCOR QUE RARAS HISTÓRIAS CONDUZEM. UM RECORTE DE SUA VIDA QUE DESCORTINA UM TEMPO DO BRASIL, MERGULHADO EM FORÇA MASCULINA E MASSACRE DO ARTÍSTICO.


SIGO ASSISTINDO A SÉRIE: “BETINHO: NO FIO DA NAVALHA” – E SE NOS FALTAVA SENSIBILIDADE E SENSO DE COLETIVO, PENSO SER ESTA OBRA UM IMPORTANTE SUPORTE PARA A REFLEXÃO DOS NOSSOS TEMPOS E DOS REFLEXOS QUE AS AÇÕES INDIVIDUAIS TÊM NO TODO QUE NOS CABE E GERA MAIS ESPAÇO.


A ARTE NOS SALVA DAS DORES DO MUNDO OU NOS LEMBRAM DO QUANTO ELAS SÃO MENORES QUE MUITAS OUTRAS. LEGITIMAR O “EU” SEM CORTAR OS LAÇOS COM O GRANDIOSO “NÓS”.


NA SEQUÊNCIA DAS MINHAS ESCOLHAS ASSISTI: ‘O RIO DO DESEJO’ – TENSO E INTENSO. POUCOS PERSONAGENS E UMA TRAMA GENEROSA DE NUANCES, HUMANIDADES E AMOR. O CINEMA TRAZ QUESTÕES DE ENREDOS PENSADOS, ESCRITOS E ENRIQUECIDOS DE LEITURAS TANTAS. TAMBÉM POR ISSO, SEMPRE É GANHO. AS PALAVRAS SE ALIAM ÀS IMAGENS POSTERIOR AO PENSAMENTO. O MAIS BELO É O CIRCUITO QUE ELAS SUGEREM, POIS...


“Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos.” —  Milton Hatoum


ASSIM, PARA INCLUIR MINHA CRIANÇA NA GRANDEZA DAS ANIMAÇÕES INFANTIS, ASSISTO COM A MINHA FILHA: “A PEQUENA SEREIA” – A PERSONAGEM SÓ QUER SABER MAIS SOBRE OS HUMANOS E TALVEZ SEJA ESTA NOSSA PRINCIPAL MISSÃO POR AQUI: CONHECER MAIS SOBRE NÓS MESMOS...


UM 2024 CHEIO DE BRASIL, CINEMA, PALAVRA, NUANCES E SENSIBILIDADE A TODOS NÓS!

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

77991163280

©2020 por dalicronicasdavida. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page