OLHAR ALÉM
- Daliane Azevedo P. Guimarães

- 16 de set. de 2021
- 2 min de leitura

NAS ÚLTIMAS SEMANAS O AFEGANISTÃO TEM SIDO UM DOS FOCOS DAS NOTÍCIAS PELO MUNDO, MAS PRECISAMENTE, A RETOMADA DO REGIME TALIBÃ AO PODER. A ESCOLA, COMO UMA INSTITUIÇÃO QUE AUXILIA OS INDIVÍDUOS NA COMPREENSÃO DO TODO, SENTE A NECESSIDADE DE ESTUDAR OS FATOS, INCLUIR REFLEXÃO AO QUE É RELATADO. ASSIM, DECIDI ENVOLVER OS ALUNOS DO 8º E 9ºANOS NUMA LEITURA COLETIVA DO LIVRO: MALALA - A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA. UM LIVRO-REPORTAGEM QUE MOSTRA A VIDA DESTA ATIVISTA, PELOS OLHOS DA JORNALISTA BRASILEIRA: ADRIANA CARRANCA.
CONFESSO QUE LEITURAS EM GRUPO, EM AULAS ON LINE É ALGO QUASE INÉDITO - DIGO QUASE, PORQUE HÁ UM BOM TEMPO, ATIVIDADES COMO ESSA, OU COM ÁUDIO BOOKS, TRANSMISSÃO AO VIVO... JÁ É UMA REALIDADE; NO ENTANTO, PARA UMA ESCOLA PÚBLICA AINDA ERA DISTANTE.
REALIZEI O ESTUDO DO LIVRO INTEIRO COM OS ALUNOS, REFLETINDO DESDE AS INFORMAÇÕES ESCRITAS ÀS IMAGENS PRESENTES E, O NÍVEL DE ATENÇÃO FOI SURPREENDENTE. MISTURAMOS UM POUCO DE HISTÓRIA, DE GEOGRAFIA, DE PORTUGUÊS E FOCAMOS NESTE FORMATO DOCUMENTAL QUE O LIVRO TEM.
SEM MAIS DELONGAS, SINTO QUE DESPERTEI MAIS "FOME" NAQUELES QUE TEM VONTADE DE APRENDER. PERCEBI QUE OS QUE POUCO FALAM, TAMBÉM FORAM TOCADOS PELO BICHINHO DO "QUERER SABER"... SOMOS FEITOS DE ACONTECIMENTOS E OBSERVAÇÃO.
O LIVRO TEM ESSE PODER - QUASE PARADOXAL: É PAUSA E MOVIMENTO. CONDUZ O OLHAR PARA ALÉM DE NOSSAS BOLHAS INTERNAS E EXTERNAS.
HÁ MUITAS MALALAS AMEAÇADAS POR TODO CANTO. HÁ SEMELHANÇAS MUITO GRANDES ENTRE PAQUISTÃO, AFEGANISTÃO E BRASIL, QUANDO SE REFERE À OPRESSÃO SOFRIDA PELAS MULHERES. LÁ ABAFADA POR VÉUS, AQUI "VELADA" - EM AMBIENTES DOMÉSTICOS - PERIFÉRICOS OU NÃO, EMBUTIDA EM TODAS AS FORMAS DE ASSÉDIO, AGRESSÃO, CONCEITOS MACHISTAS E DESRESPEITOSOS - JUSTIFICADOS POR ESCRITOS "SAGRADOS" DISTORCIDOS OU PROPOSITALMENTE MAL INTERPRETADOS.
É PRECISO CONHECER PARA ENTENDER. AS GUERRAS NASCEM, REPRODUZEM MAIS VIOLÊNCIA E NÃO MORREM RÁPIDO. DEIXAM RESQUÍCIOS DOLOROSOS.
ACREDITO QUE A FERRAMENTA DA LEITURA, PODE CONSTRUIR UM PRESENTE E UM FUTURO MAIS ACOLHEDOR, MAIS SÁBIO E QUEM SABE MAIS FEMININO.
SUGIRO PARA OS PEQUENOS, A LEITURA DO LIVRO DIGITAL, DISPONIBIZADO NO SITE: LEIA PARA UMA CRIANÇA. AQUI EM CASA, APRESENTEI A IZA, A PEQUENA MALALA ATRAVÉS DESTA JANELA VIRTUAL. ONTEM ELA ME PERGUNTOU OUTRA VEZ:
-"MAMÃE, PORQUE O TALIBÃ NÃO DEIXOU MALALA IR PARA A ESCOLA?"
CLARO QUE A RESPOSTA DADA A ELA PRECISOU DE UMA SUTILEZA QUE SÓ OS PAIS DE CRIANÇAS "CURIOSAS" DESENVOLVEM, POR OPÇÃO OU POR PRAZER. NO MEU CASO, VOU PELAS DUAS VIAS - ASSIM, ABRO MEU LEQUE DE POSSIBILIDADES E RECONHEÇO QUE CONHECIMENTO "NUNCA É DEMAIS!"




Que bacana sua iniciativa Lindona! Excelente reflexão para nossos alunos e principal para o atual momento que vivemos em nosso país. Precisamos de jovens com leitura ampla da realidade, num país de desinformação e inverdades.
Parabéns pelo trabalho!