RETORNAR
- Daliane Azevedo P. Guimarães

- 25 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

HOJE É O DIA DO ESCRITOR! É VERO QUE SOMOS UM PAÍS DE COMEMORAÇÕES, DE DATAS MARCADAS, FESTIVAS, SIGNIFICATIVAS OU NÃO, DE FERIADOS... MAS ACIMA DE TUDO DE MENTES CRIATIVAS. ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE. ACREDITO QUE NA PALAVRA ESCRITA, BEM ELABORADA, CARREGADA DE POESIA E REFLEXÃO, PODE HABITAR A MUDANÇA DO MUNDO INTERNO E NA SEQUÊNCIA DO EXTERNO. TUDO COMEÇA DE DENTRO.
PENSO QUE ESCRITOR NÃO É APENAS QUEM PUBLICA LIVROS, VENDE O QUE ESCREVE, SE SUSTENTA "NA E PELA" ESCRITA. VAI MUITO ALÉM DE SUCESSO, TROFÉU, PRÊMIOS, VENDAS... É AQUELE QUE VIVE E TRANSBORDA OS MAIS DIVERSOS SENTIMENTOS NO PAPEL. NÃO CABE EM SI, DESÁGUA EM PALAVRAS, DESABROCHA, REELABORA A EXISTÊNCIA. MORA NO PERCURSO, NÃO NO PÓDIO!
TALVEZ NUNCA SEJA LIDO, REVISADO, APLAUDIDO, RECEBA MÉRITOS, SEJA ENCAIXADO NA CATEGORIA DOS GRANDES, MAS SINCERAMENTE, MERGULHA NUM ELÃ TÃO ACOLHEDOR, QUE POUCAS COISAS PODEM SER COMPARADAS.
ESCREVER PRA MIM É REALIZAÇÃO, AUTOCUIDADO, ENCONTRO E JUSTAMENTE POR ISSO, POSSO ACEITAR QUE ME CHAMEM DE ESCRITORA. DIFERENTE DE TANTOS OUTROS MOMENTOS, HOJE CONSIGO RECEBER ESTA ALCUNHA PRECIOSA. A RECEBO AINDA COMO A CRIANÇA INTROVERTIDA E SEM CORAGEM, QUE OUTRORA VIVEU EM MIM, MAS DECLARO QUE O EXERCÍCIO ÍNTIMO DO ESCREVER, SÓ ME CONDUZ AO AMOR PRÓPRIO.
A FOTO DO PÔR DO SOL NA ESTRADA FOI DE UM RETORNO. ELA ESPERAVA O TEXTO QUE EU SENTI, AO TIRÁ-LA, QUE NASCERIA. O TÉRMINO DE UM DIA, DE UMA VIAGEM, UM ALÍVIO PARA OS OLHOS E ALMA CANSADOS DE DIAS PANDÊMICOS. E REGISTRO MINHA VIDA, COMO REGISTRO MINHA ESCRITA, MINHA MATERNIDADE, MEU FEMININO, MEU AGRADECIMENTO AO SOL DIÁRIO, AOS LEITORES QUE ME FAZEM ACREDITAR NAS PALAVRAS QUE ESCREVO - COM MAIS FORÇA, E A TODOS OS ESCRITORES QUE JÁ LI NA BIBLIOTECA DA MINHA TRAJETÓRIA.
A POESIA AINDA HABITA NAS LETRAS DESCRITAS. HÁ ALGUM TEMPO NO FORMATO DE POEMAS, HOJE, NUM ÊXTASE PROFUNDO - NO UNIVERSO DAS CRÔNICAS. NEM ME IMPORTO COM A VERSÃO QUE TEREI DAQUI UM TEMPO. DESCOBRIREMOS JUNTOS, NOS ESPAÇOS QUE OS DIÁLOGOS CHEGAREM.




Comentários